Estratégia de Recursos: CBMM é líder de produção mundial de nióbio

segunda-feira, julho 27, 2009 Jony Lan 0 Comments

Em estratégia, há uma forma de garantir a competitividade frente à concorrência. Enquanto a maioria das empresas pensa no que fazer amanhã ou nos problemas diários, saber que ações estratégicas tomar se torna um diferencial competitivo considerável.

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), única produtora de nióbio do País, resolveu adiar por tempo indeterminado um investimento de R$ 250 milhões para ampliar em até 30% a capacidade de produção em Araxá, no interior de Minas. Mudança de curso estratégico em função da crise.

Distribuição
A redução da produção mundial de aço afetou diretamente a empresa que atende siderúrgicas em 50 países.

Recursos estratégicos
A CBMM é responsável por 75% da produção mundial de nióbio e exporta 94% do que produz em Araxá.

Por ser a única produtora do Brasil, possui com exclusividade o monopólio desse mercado.

Ter 75% do mercado mundial de nióbio torna a CBMM detendora de um recurso estratégico: matéria-prima rara, difícil de conseguir e praticamente um ativo tangível único no mercado, o que o torna valioso.

E a sua empresa, sabe mapear os recursos estratégicos para torná-la detentora de vantagem competitiva? Seu chefe fala em vantagem competitiva, mas você tem certeza que a empresa para qual trabalha não sabe explorar os recursos que tem? Cuidado, muitas empresas falam que fazem, discutem que fazem, mas poucas sabem o que fazer.

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado