Inovações tecnológicas: Tatuagem eletrônica e Flores solares

quinta-feira, julho 30, 2009 Jony Lan 0 Comments

As inovações as vezes remontam idéias antigas em novos meios. É o caso da tatuagem eletrônica que funciona via Bluetooth. Inserida por meio de uma microcirurgia, a tatuagem de interface digital permite mostrar vídeo ou imagem na pele do usuário. Apresentada na competição Greener Gadget Design, realizada em Nova York, que mostra inovações de todos os tipos, a tatuagem de interface digital permite mostrar vídeo ou imagem na pele do tatuado. Maluco? Já pensou a tatuagem ficar piscando na balada? Ou servir de anúncio ambulante? Ou quem sabe trocar aquela rosa por uma águia?

Como possui comunicador Bluetooth, a "tatuagem" consegue interagir com telefones celulares. Dá até para atender a uma chamada usando o dispositivo implantado no corpo. E quando a ligação acaba, o display pode ser desligado. Incrível, não? Será que a profissão dos tatuadores está com os dias contados? Já pensou nas aplicações possíveis?

O problema é o tamanho. A tatuagem mede 2 por 4 polegadas (praticamente 5x10cm) e é inserida por meio de uma microcirurgia. Ela é colocada entre o músculo e a pele, sendo que dois microtubos são ligados a uma artéria e uma veia para permitir que o sangue chegue a uma célula de combustível, que converte oxigênio e glicose em eletricidade. O sangue depois retorna à veia. Agora praticar esportes ou tomar uma pancada, nem pensar. Mas é uma questão de tempo para adaptar. Já é um passo dos cyborgs.

A interface é do tipo touchscreen e tem microesferas combinadas para formar os desenhos (um processo semelhante a de uma tatuagem real, já que a pele humana é cheia de poros). Já que funciona através do fluxo sanguíneo, o dispositivo fica ligado o tempo todo, é quase que um relógio sem bateria.

Agora para promover um ambiente mais ecológico, tecnológico e mudar o comportamento dos consumidores, a Toyota resolveu espalhar mega flores que carregam celular com energia solar. As flores high tech fazem parte da estratégia de marketing do carro Prius, da Toyota, que será lançado em 2010. Além de Boston, Nova York, Chicago, Seattle, São Francisco e Los Angeles também vão receber as flores solares.

Medindo 5,5 metros de altura, esses "carregadores" de celular são abastecidos por energia solar. As flores high tech também podem ser usadas para carregar outros aparelhos, como tocadores de MP3 e até baterias de laptop. Melhor: quem quiser pode usar esses dispositivos para se conectar à internet. As pétalas das flores são equipadas com células fotovoltaicas, que absorvem os raios do sol e transmitem a energia em forma de corrente de 110 volts para sua base, que comporta até dez pessoas.

Fica aí o recado para as empresa que trabalham com tecnologia de que as vezes, vale a pena criar ações que beneficiam a sociedade e que implicitamente as pessoas saibam quem foi a empresa que proporcionou o benefício. As flores podem ser copiadas e colocadas em lugares como a Avenida Paulista, Shoppings, Calçadões de Praias, Praças e por aí vai. Será mais barato que pagar uma campanha de Outdoor, pois além de criar um ponto de referência, sempre irá atrair as pessoas para aquele local. Eu já fiz um projeto assim, e a sua empresa, já colocou isso em prática?

Fontes: Época Negócios

Conteúdo relacionado