Identidade Visual: Kraft Foods muda logomarca duas vezes em menos de 6 meses

quinta-feira, julho 09, 2009 Jony Lan 0 Comments

Imagem corporativa, identidade visual, trabalho de cores, teste de tons e inúmeras justificativas para explicar uma modernização da logomarca marcam as etapas da remodelagem da imagem das empresas. A Kraft Foods, marca gigante e mundialmente conhecida, mudou a sua logomarca em menos de 6 meses. Algo inusitado, mas com certeza deve ter sido muito bem justificado.

Logo em Fevereiro/2009
Nova Logo em Julho/2009
O que mudaram: a fonte, uma era em negrito e a outra não. Agora as duas estão "cheias". Essa correção ajuda na hora de reduzir a logo de tamanho. Ponto positivo. As cores, passaram de tons escuros para tons mais claros. Ponto positivo. A lombadinha que fazia sorriso no "foods" passou para a "Kraft" (vc não tinha percebido que era um simulador de sorriso, né?). Tanto faz, mas valoriza mais o "Kraft". Posição das florzinhas, no meu ponto de vista, poluiu a marca.

Além dos custos de mudança em todos os materiais de comunicação da empresa, não existe site da Kraft no Brasil. O site mais perto daqui fica na Argentina e lá o logo ainda é o antigo, aquele antes de fevereiro de 2009. Como esse do lado que você conhece. Assim, a mudança do logo da Kraft passa a insegurança, a indecisão de uma empresa que não consegue decidir sobre o seu logo e que com certeza custou caro. Agora deve ter custado o dobro. Fico pensando na alegria da agência quando fechou esse segundo logo. E da velocidade da empresa que ainda não atualizou os logos dos sites como o da Argentina. Só tem uma conclusão para isso, falta de integração no marketing e na comunicação com o cliente. E o pior é que por trás disso tudo existem profissionais que acabam sofrendo ou sendo responsabilizados por essa falta de "liga".

Fonte: Brandnew

Conteúdo relacionado